O que é um site, que tipos existem e como conseguir o seu?

o-que-e-um-site-que-tipos-existem-e-como-conseguir-o-seu

O que é um site, que tipos existem e como conseguir o seu?

Um site é uma coleção de páginas da Web organizadas e hospedadas em um servidor da Web. Pense em um site como uma casa, onde você organiza seus móveis (suas informações) em cômodos (suas páginas). Um website pode abranger uma variedade de tópicos e fornecer informações na forma de texto e conteúdo de mídia. Você provavelmente já sabia disso, não é? Se a resposta for sim, continuaremos o assunto com mais detalhes a partir de agora.

Está pronto?

O que é um site?

O que denominamos de site aqui no Brasil é chamado de website em inglês. Para entender o que significa um site, vamos quebrar em duas palavras: web e site.

Web é o nome dado à rede mundial de computadores e significa rede (é a internet). Site refere-se a um lugar. Isso nos faz entender que um site é um lugar na internet.

Como encontrar esses lugares na internet? Isso é outra questão.

Para encontrar um site temos que falar de um nome de domínio que nada mais é do que seu endereço na internet

Tipos de sites

Indo um pouco mais fundo, vamos ver alguns tipos de sites:

Blog: Você pode criar um blog sobre qualquer assunto que desejar. blog de viagens, receitas, jogos ou um blog pessoal, não há limites para a sua criatividade.

Sites: os sites são essenciais para qualquer empresa ter uma presença online. sites corporativos, afiliados, de portfólio pessoal quebraram todas as barreiras.

Ecommerce: Venda o que quiser, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Também conhecida como loja virtual.

Como criar um website?

Para ter seu site você deve primeiro ter uma hospedagem de site, que é o “local” da rede onde o código fonte do site está guardado na internet, e um nome de domínio, onde os usuários podem encontrar seu site.

Hospedagem

O serviço de hospedagem oferece diversos recursos que precisam ser levados em conta antes de decidir qual é o melhor para o seu site. Certificados SSL, serviços de e-mail, criadores de sites, backups e suporte ao cliente são os principais recursos que você deve se atentar.

Existem diversos tipos de hospedagem:

  • Hospedagem Compartilhada;
  • VPS (servidor privado virtual);
  • Hospedagem de sites na nuvem;
  • Hospedagem WordPress;
  • Servidor de hospedagem dedicado.

 

Domínio

O domínio, ou seja, seu endereço na web, deve ser um nome atraente, relacionado ao seu negócio e fácil de lembrar. Evite usar travessões e caracteres especiais que possam confundir os usuários ao digitar o endereço.

Seja rápido. Se você já tem uma ideia de nome para o seu site, faça sua pesquisa o mais breve possível e prossiga com a compra de um domínio para proteger o nome da sua empresa online.

Conclusão

Você viu que um site é um conjunto de páginas com informações coletadas e disponibilizadas por meio de um servidor e acessada pelo domínio.

Um site pode assumir diversos formatos como blog, site ou loja online e pode tratar dos mais variados assuntos e segmentos. Para ter um site, você precisa de um serviço de hospedagem na web e registro de domínio.

Aprendeu? Agora que você já sabe o básico para ter seu site ou sua própria loja online! Não deixe para depois! Comece agora.

Mas lembre-se, contratar um profissional experiente garante que tudo ficará bonito, rápido e atraente para seus clientes!